sexta-feira, 18 de junho de 2010

Todo ano, por volta de 21 de junho até o fim do mês de setembro, começa o inverno no hemisfério Sul, e com a chegada da estação mais fria do ano são necessários alguns cuidados com a saúde, principalmente das crianças e idosos. A queda de temperatura, a diminuição da umidade relativa do ar, e ventos frios são os principais causadores de problemas. Gripes, resfriados, alergias, todas essas doenças vem à tona nessa estação.

Certos cuidados são necessários quando o inverno chega, e entre eles, evitar permanecer em lugares úmidos, fechados, lidar com papéis, livros e outros objetos que ficaram guardados por muito tempo, devido ao acúmulo de poeira, manter arejado os ambientes, livre de poeira e outras formas de sujeira, e antes de usar as roupas de inverno, colocá-las no sol e evitar animais dentro de ambientes fechados, cuidados esses para que se possa manter a integridade física durante a estação mais seca do ano.

Doutor Eurico Pereira, clínico geral, afirma que “usar creme hidratante para a pele e evitar confinamentos, proteção corpórea contra baixas temperaturas e manter a pele integra, e se possível utilizar humidificador nos ambientes”.
Outro problema nas cidades mais industrializadas, é o acúmulo de poluentes no ar. A poluição é um fator agravante para os alérgicos, o excesso de partículas suspensas no ar pode causar sérios problemas para aqueles que já são pré-dispostos, e que tenham algum tipo de alergia. “É necessário evitar locais fechados onde haja pessoas com doenças infecto-contagiosas pela facilidade de transmissão de doenças respiratórias.” Afirma o Dr. Pereira.
“Em relação às crianças devem ser tomados cuidados com lugares fechados pela facilidade de doenças respiratórias, e em relação aos idosos o aquecimento é imprescindível, devido a doenças circulatórias e a manter-se sempre agasalhado por causa da oxigenação nas extremidades”.

http:www.sbbiomet.com.br

Inverno