quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alimentaçõa Balanceada pode prevenir Câncer



A Sesdec ensina como prevenir o câncer com a alimentação adequada. Segundo a nutricionista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede), Priscila Pereira, quanto mais colorido o prato na hora das refeições, melhor.

Alimentos como abóbora, mamão, manga e todo alimento amarelo ou alaranjado são fontes de betacaroteno, um pigmento carotenóide antioxidante, que protege contra o câncer de pulmão e contra o tipo da doença que mais se manifesta entre as mulheres, o câncer de mama.

Já os alimentos vermelhos, como a melancia e o tomate, possuem licopeno, uma substância muito importante na prevenção do câncer de próstata e de outros tipos de câncer. Para que o organismo absorva maior quantidade de licopeno do tomate, Priscila alerta que correto é aquecê-lo, pois assim a substância é ativada.
-É sempre melhor ingerir a fruta em si, fazer um extrato de tomate em casa, ao invés de usar os produtos industrializados, que perdem a substância nos processos de conservação, - ensina.

Os de cor verde escuro, como espinafre, couve-manteiga e brócolis, contém cálcio, ferro, vitamina C, ácido fólico e previnem o câncer de estômago. São alimentos riquíssimos em vitaminas e minerais, bem mais do que a alface.

- O ideal é ingerir de três a quatro porções diárias de alimentos coloridos, englobando legumes, salada e frutas, - explica a especialista.

As fibras presentes em alimentos como a linhaça e a aveia têm papel favorável na prevenção do câncer de intestino. Ambas contêm ácido graxo e substâncias antiinflamatórias e antioxidantes. Segundo a nutricionista para obter os benefícios deve-se ingerir duas colheres de sopa por dia de um dos dois alimentos, além das fibras contidas nos outros alimentos como arroz integral, feijão, frutas e legumes.

Além de aumentar o consumo dos alimentos coloridos, a nutricionista do Iede recomenda o aumento do consumo de peixes, que são ricos de ácidos graxos chamados omega-3, particularmente efetivos na prevenção do câncer de próstata.

Higienização – Os vegetais que compramos podem conter vermes, amebas, microorganismos e bactérias, podendo causar desde intoxicação até infecção. É importante limpar corretamente as verduras, frutas e hortaliças antes do consumo.

Com uma faca, corte as raízes das verduras e separe as folhas. Em seguida, lave com água corrente, limpando as folhas uma a uma, retirando toda a sujeira aparente. Coloque numa tigela grande água suficiente para cobrir os alimentos e acrescente uma colher de sopa de cloro ou água sanitária de uso geral para cada litro de água. Mergulhe-os na mistura e deixe de molho por, pelo menos, 15 minutos. Em seguida, escorra bem a água. Lave novamente e seque. Se preferir, coloque-os sobre toalha de papel ou um pano de prato limpo.

Caso seja possível, prefira consumir verduras orgânicas, sem agrotóxicos. A água dilui parcialmente os agrotóxicos e a higienização não serve para eliminá-los.


Fonte: Portal da Saúde do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário