quarta-feira, 27 de abril de 2011

O farmacêutico na Drogaria

Olá queridos amigos, clientes, parceiros
Nos últimos dias tenho refletido bastante a cerca de minha profissão farmacêutica e sua atuação em drogarias. Muitos pensam que o farmcêutico é aquele que te atende e vende/indica medicamentos, e não é errado pensar assim, por muitos anos o farmacêutico não esteve presente nas drogarias então este foi "substituido" pela população pelo balconista.




"A missão da prática farmacêutica é prover medicamentos e outros produtos e serviços para a saúde e ajudar as pessoas e a sociedade a utilizá-los da melhor forma possível" (OMS. 1996)




Mas como isso pode ser feito na drogaria?

Antes o farmacêutico era simplesmente considerado como o responsável pela fabricação e o abastecimento de medicamentos, sendo que atualmente seu papel como co-responsável pela terapia do paciente e promotor do uso racional de medicamentos, tanto em nível individual como coletivo, adquire maior ênfase.

Tanto os profissionais farmacêuticos, como médicos, enfermeiros ou odontólogos estão ética e moralmente obrigados a assegurar que quando o usuário segue uma terapia farmacológica, a mesma esteja adequadamente indicada, sendo a mais efetiva, segura e conveniente possível.

Assistência farmacêutica é um conjunto de ações que abrange desde o estudo de novas moléculas ativas até a cura ou controle de uma doença. Na drogaria realizamos as seguintes etapas:

- Qualificação de fornecedores ( evitar compra de medicamentos roubados, em más condições de armazenamento, falsificados)
- Atualização de documentos regulatórios a fim de evitar o bloqueio de compra de medicamentos e consequente desabastecimento.
- Aplicação das legislações sanitárias
- Orientação sobre receituário médico e problemas de saúde
- Acompanhamento de terapia medicamentosa nos casos: início, mudança, percepção de inefetividade ou reações adversas. Verificação de pressão arterial e teste de glicose.
- Aplicação de injetáveis
- Promover o uso racional de medicamentos
- Educação em saúde

- Treinamento de funcionários para:
             - Conferência no recebimento de mercadorias ( evitar receber produtos avariados e vencidos)
             - Asseio pessoal e controle de infecções
             - Manutenção de seções limpas e organizadas
             - Atendimento e interpretação de receituário médico
             - Legislação sanitária e atualizações
             - Procedimentos para Aplicação de injetáveis e colocação de brincos
             - Farmacologia Básica
           
Ao chegar na drogaria e não se sentir seguro com relação ao tratamento ou ainda tiver dúvidas solicite a orientação do farmacêutico, na dúvida sobre o profissionla que te atende, solicite identificação.





Luana Giamattey
CRF 11197/RJ
2453-2525

Nenhum comentário:

Postar um comentário