segunda-feira, 18 de abril de 2011

ANTIMICROBIANO - Apenas com receita

Resistência Microbiana/Antimicrobianos
A imagem exibe um antibiograma para o teste de sensibilidade de bactérias (espalhadas pela placa de petri) a diferentes antimicrobianos(pastilhas brancas): os círculos vazios em volta dos medicamentos indicam a suscetibilidade dos microrganismos, observa-se que a bactéria presente nesta placa só responde a dois antimicrobianosdevido ao aro formado.



A resistência diminui a eficácia dos medicamentos, aumenta o tempo de internação, eleva o custo do tratamento, repercutindo no uso de drogas alternativas menos eficientes, mais tóxicas e mais caras.
A resistência microbiana aos antibióticos vem aumentando rapidamente em todo o mundo, e, em particular, no ambiente hospitalar.
Para o seu combate e controle, é necessário o mapeamento do perfil de sensibilidade dos organismos que atingem hospitais e população.
No Brasil, os estudos sobre resistência microbiana publicados até o momento apresentam dados incipientes, baseados em exames microbiológicos com padronizações diferentes e que não traduzem a realidade nacional. Porém, estes apontam para o aumento expressivo da resistência desses organismos e, consequentemente, aumento na morbimortalidade.


Hoje no Brasil a venda de Antimicrobianos é feita com retenção de receita, porém em algumas drogarias você ainda consegue comprar sem...NÃO FAÇAM ISSO! Ao comprar uma antimicrobiano sem receita você está prejudicando não só a pessoa que está doente ( pois ela deve ir ao profissionla habilitado para diagnóstico - Médico, e não o balconista da farmácia) como também toda população ( devido a resistencia bacteriana).

Antimicrobiano não é para febre muito menos dor de garganta, e sim para combater bactérias, fungos que podem ser a causa destes sintomas. E muitos deles já são resistentes aos antobióticos mais comuns portanto deve ser prescrito aquele que realmente combata o tipo de infecção que você apresenta. Caso você tome algum que não combata a bactéria/fungo que está causando a infecção ela poderá se fortalecer e piorar sua situação!!!

Febre e/ou vômito e/ou diarréia persistante a medicamentos por mais de 24 horas consulte seu médico. Lembre-se que os sintomas de dengue são muito comuns, então evitem medicamentos a base de ácido acetilsalicílico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário